Saindo do Aluguel

by Gean Oliveira on September 27, 2004

Como vocês sabem nós moramos aqui num basement. Os aluguéis são mais em conta para quem mora num basement porém acabamos pagando pelo desconforto. Não temos sala nem espaço para receber visitas. O basement se resume a um vão, onde quando você desce já encontra a nossa cama, depois apenas uma parede e aí já temos a cozinha e o banheiro. E só! Móveis também não possuímos pq o basement já veio mobiliado. A única coisa que compramos foram alguns eletrodomésticos. Não compramos mais também pela falta de espaço. O que é chato né?

Muitas vezes o valor que você paga de aluguel num apartamento de 2 quartos chega a 1000 dólares. Você submete-se a isso pois não tem histórico de crédito no início e precisa ter um emprego para que o banco te empreste o valor. Depois que consegue, a saída (e correta) é procurar um imóvel e investir teu dinheiro em algo próprio.

O sonho da casa própria no Brasil foi concretizado em 1988 quando quitei o nosso apartamento junto à Caixa Econômica Federal. O apartamento possui 2 quartos, sala, cozinha e banheiro. O tamanho é mais que suficiente para duas pessoas.

Agora estamos pensando no mesmo aqui no Canadá. A dúvida ainda existe sobre uma casa ou um apartamento. Existem pontos a favor e contra. E que devem ser levados em consideração quando o montante a ser investido é muito alto.

Um apartamento de 1 quarto, sala, cozinha e banheiro custa no mínimo 140 mil dólares, e num local afastado da cidade. Por aí você tem noção de quanto vai gastar. Se for de 2 quartos, o suficiente para um casal que pretende ter filhos no futuro ou que já os tem agora sai por uns 190 mil dólares no mínimo.

Se for casa, aí coloca o valor acima de 210 mil dólares. Aí a dúvida existe. O que vale mais a pena?

Uma casa, mas aí as casas são enormes e os custos para manutenção também pois você vai pagar por água, eletricidade, gás, como também a seu vizinho que vai olhar sempre pro seu jardim, grama, quintal, calçada limpa no inverno. E.. você pode fazer churrasco! :)

O apartamento não tem isso, visto que todos os gastos estão inclusos no condomínio mas aí você vive rodeado de regras do condomínio, tem piscina, salão de jogos, segurança… Em alguns deles, os churrascos não são permitidos :(

Isso foi apenas um pequenho apanhado. Já pensou quanta coisa precisamos avaliar?

Em ambos, a vizinhança, acesso a ônibus, supermercado, banco, distãncia do trabalho, dos amigos, escolas, parques. É uma coisa muito séria e precisa ser bem analisada.

Eu já começei a pensar nisso, mas são planos para o próximo ano. O que você levou em consideração quando investiu no imóvel onde você mora? Me ajuda a montar uma planilha?


Você gostou deste artigo? Aproveite e faça seu cadastro para não perder as novidades através de seu E-mail ou RSS Reader!

{ 14 comments… read them below or add one }

1 e-migrante September 27, 2004 at 11:04 am

Fala Gean! Eu não tenho casa aqui no Brasil, moro com meus pais ainda…… mas eu vou preferir um apartamento aí no Canadá. O que me levou a tomar essa decisão é que eu não quero limpar neve da calçada. Eu to fora dessa.. rs.. abraços!

===
Hehe Cleber, só é ruim quando você está começando. Depois da primeira pá, tudo corre as mil maravilhas… :)

Abraco,

Gean

2 Ocimar September 27, 2004 at 12:56 pm

Olá, Gean… eu e minha esposa estamos no mesmo barco que você. Moramos num apto de 2 quartos, alugado, e pagamos 950 dólares de aluguel todo mês. Nosso dilema agora é comprar um apto ou casa, tudo com prós e contras. Ainda não chegamos a nenhuma conclusão, mas é um assunto que não sai de nossa cabeça…
Abraços, Ocimar

===
Oi Ocimar, imagino a situação. É uma decisão difícil, e que envolve uma enorme quantia de dinheiro né? Boa sorte e compartilha com a gente os prós e contras no Blog.

Abraço,

Gean

3 Laila September 27, 2004 at 4:25 pm

Oi Gean,
Adoraria morar em uma casa, mas limpar calçada é barra… Será que não existe um condomínio de casas, em que o condomínio faça esse trabalho pesado?
Quando chegar aí, estou pensando em alugar um apto. em uma condo townhouse. Infelizmente, ainda não posso contribuir com a sua planilha, ainda tenho um loooongo caminho pela frente.
Vc já tentou olhar o site do Settlement? Lá tem umas dicas muito legais sobre aluguel/compra de casa.
Abçs, Laila.

===
Oi Laila, já verifiquei o site sim e sempre passo por lá pra aprender um pouquinho mais. Quanto a tua pergunta, existe sim, mas aí você paga por este serviço também.

Beijo,

Gean

4 Mirella September 27, 2004 at 4:33 pm

Oi Gean,
Vc tem razão, comprar casa não é assunto fácil.
Primeiro vc tem que saber onde vc gosta de morar, se gosta de agitação ou se prefere um lugar mais calmo… pois pensar em comprar casa no centro de Toronto, na minha opinião é quase impossível, pois andamos vendo que uma townhouse custa em média 550.000,00… quase piada, né?
Quando chegamos, moramos em um flat durante 2 meses e depois alugamos uma casa em Oakville, para nós a opção não poderia ter sido melhor, pois as pessoas que conhcecíamos moravam lá e eu e o Kiko adoramos paz e tranquilidade… adoro passear, mas eu vou até o agito e não ele vem até mim, entende???
Mas o custo também é maior… mas vc tem mais espaço… porém tem que comprar mais móveis… ter carro é obrigatório etc etc etc
Deposi que mudamos para Ottawa, compramos uma casa… mas para isso, é preciso ver se vc esta preparadao para gastar, porque meu filho, quando vc muda, tem tanta coisa para comprar, pintar, arrumar etc… que o dinheir vai embora feito água… e comprar uma casa para morar com privações, na minha opinião, não vale a pena…
Agora sai da casa, e estou num apartamento… estou dando a luz, pois odeio morar apertada :0), não vejo a horta de comprar minha próxima casa no ano que vem e ter meu espaço, minha cadeira de tomas sol, meus churrascos, meus jardins etc… de volta :0)…
Gente, escrevi um livro… depois a gente se fala no MSN sobre esse assunto :0).
Boa sorte nas suas opções!!!

===
Oi Mi, obrigado pelas dicas!

E.. vou te encher o saco depois no msn viu? :)))

Beijo,

Gean

5 Lucia September 27, 2004 at 4:56 pm

Oi Gean!
Eu e o Sergio estavamo discutindo isso ha pouco tempo atras. Em Sao Paulo nos moravamos em apartamento por ser mais seguro e optamos por um lugar com boa localizacao. Aqui nos USA a gente mora num flat, mas qdo nos mudarmos em definitivo pro Canada, decidimos que sera melhor morar numa casa. Pra mim é muito esquisito esse negocio de morar em casa ao inves de apartamento, mas acabei me acostumando com a ideia.

===
Oi Lu, voltem logo né? E começem a procurar :))

Beijo,

Gean

6 Marcelle Keller September 27, 2004 at 5:55 pm

Gean,
Como o custo de um imóvel é caro né?
Me informaram que em Québec é mais barato. Será mesmo?
Com tanto dinheiro envolvido, fica muito difícil escolher né?
O negócio é pensar muito antes.
Boa sorte.
beijos,
Marcelle

===
Oi Marcelle, é caro sim. Me parece que por lá os valores são menores. Mas precisamos pensar, pensar, pensar e.. repensar.

E pq vcs nao vem pra Toronto? :)

Beijo,

Gean

7 Mauricio V. Almeida September 28, 2004 at 2:06 am

Oi Gean. Eu estava sumido e nao tinha visto que seu blog mudou. Esta melhor agora (visualmente). Abraco

===
Oi Maurício, foi em virtude dos 100 posts.

Abraço,

Gean

8 Elisa September 28, 2004 at 9:49 am

Oi Gean, não sei se já te falei isso, mas estou indo pro Canadá no dia 15 de outubro, vou ficar por aí até final de março. Estou justamente tentando alugar um apartamento. Já soube de alguns pela internet. Não tenho idéia do que é barato ou caro em Montreal, mas já consegui ter uma idéia pelos preços publicados num site que centraliza informações sobre alugueis.
Em tempo, em que cidade vocês moram?

Abraço, Elisa

===
Oi Elisa, não sabia.

Bem, como teu destino é Montreal infelizmente não tenho como te ajudar pois moro em Toronto. Porém, tenho duas amiguinhas que moram por lá: a Queila e a Zana. O blog delas inclusive consta na minha relação. Dá uma passadinha por lá e talvez você encontre alguma informação que te auxilie na busca.

Beijo, e boa sorte!

Gean

9 Elane September 28, 2004 at 9:54 am

Oi Gean!!
Bom, como vc sabe compramos nossa casa aqui em março desse ano e mudamos em maio. Quando estavamos procurando tambem surgiu essa duvida: Casa ou apartamento??? O que nos fez optar pela casa foi realmente o fato de ser mais livre, poder fazer churrasco, chamar os amigos e e ficar batendo papo ate tarde… Coisas que geralmente nao podem ser feitas em apartamento.
Como vc falou as despesas de um apartamento ja estao inclusas no condominio, mas vc tem que prestar bastante atencao nessa taxa de condominio, que muitas vezes é na faixa de 400, 500 dollares. E quando pagamos tudo separadinho, no caso de ter uma casa, deve sair a metade disso.
Bom, a dica é procurar algo um pouco mais afastado de Toronto, pois é bem mais barato. Estamos em Mississauga, 3 blocos de um Nofrills, em frente a um Dominion, pertinho de hospital, do shopping square one…. Embora nao seja Toronto me sinto bem assistida por aqui. E pode ter certeza que vc encontra apartamentos maravilhosos, com vista pro lago, grandes na faixa de 170 mil por aqui.
Bom, acho que é isso…
Beijos
Elane

===
Oi Elane, tudo que você disse é verdade. E.. é um verdadeiro dilema. Ainda não sei que vai acontecer, mas já dá dor de cabeça só de pensar!

Antes da decisão muita coisa ainda vai acontecer mas vamos conversando e tirando as dúvidas com vocês :)

Aliás, já puxou a orelha do Camilo sobre o blog?

Beijo,

Gean

10 Mel September 28, 2004 at 11:35 am

Oi Gean,

Nós optamos por morar em condomínio de aptos pelos motivos que você citou e outros…o que nos fez mesmo decidir ficar aqui foi a questão da segurança.ken apita jogos de hockey a noite e eu me sinto mais segura morando aki do q em uma casa. Temos segurança 24h todos os dias da semana,além de cameras passes magnéticos e chaves de acesso que só quem é morador tem acesso. Mas só vamos morar aqui temporariamente até eu terminar a faculdade e começarmos a ter filhos,depois disso uma casa é mais conveniente.
Eu já te falei das amenidades que cercam nosso condo, então por tudo isso os aluguéis são mais caros…mais de $1000 por um apt de 1 quarto,qdo tem pra alugar,pq aki a maioria dos moradores são os proprietários dos imóveis.
Lembra do lance do 0% down payment?? Os bancos estão fazendo isso,mas pra ser aprovado vc tem que pagar uma taxa extra de $5,500,se não ser os 25% de entrada. Então eu aconcelho que vcs juntem,ou façam um empréstimo para se livrarem dessa taxa. Ah, e o seguro da propriedade é obrigatório,senão vc não consegue ser aprovado. Nós fizemos o seguro do apt novo dias antes da closing date. Nós escapamos da taxa pq não tinhamos dívida no apt antigo, só tivemos que fazer uma ponte de fianciamento enquanto o nosso apt estava sendo vendido.

As taxas do condomínio são altas,mas é por tudo que o condomínio oferece eu acho justo. Em casas as vezes as pessoas diminuem o aquecedor durante a noite pra diminuir a conta e tal e aqui no condominio vc pode aumentar até fazer sauna no seu apt que sua taxa nao vai aumentar.
Só tome cuidado pq alguns condos aumentam taxas pra reformas….aqui nosso nunca fazem isso.Desde que o ken comprou este apt,há 4 anos atrás, a nossa taxa só subiu $20. Bom nao? Isso é uma boa pergunta pra sua lista qdo vc for comprar. Além de verificar se os eletrodomesticos funcionam,pq geralmente se compra com tudo dentro a nao ser q vc compre um apt novinho em folha,mas ai sobre o preço: $140,000- 200,000 vc ainda pagará GST + PST …..

Sao tantas coisas a serem consideradas…se eu lembrar de mais alguma de escrevo novamente.

tenha um bom dia.

Mel

===
Oi Mel, obrigado pelas dicas.

E.. pode escrever a vontade :) Sempre aprendemos um pouco mais. Tuas dicas foram anotadas por aqui! Obrigado.

Beijo,

Gean

11 Eduardo September 28, 2004 at 3:49 pm

Gean,

Vou construir uma casa aqui no Brasil e a primeira coisa que me passou pela cabeça é o que eu realmente quero da vida. É como vc falou, se a pessoa já tem ou quer ter filhos, seria impossível não pensar em um lugar com 2 quartos, depois vem o lugar, se vc já tem um carro e não curte um lugar muito agitado, eu recomendaria um lugar intermediário onde vc poderia comprar um imóvel do seu alcance financeiro e pode muito bem curtir um fim de semana na balada. Recomendo levar em conta a questão dos custos (como vc mesmo disse, sobre a questão da limpeza (neve, folhas no jardim e talz). Nem se iluda de achar q um apartamento serviria pra diminuir os custos, pq tem a questão do condomínio, o q quando vc for levar em conta, será quase o custo da casa.
Outra coisa super importante, e quando bater aquela saudade do churrasquinho? ter que fazer um churassco pra os amigos fora não dá …

===
Oi Eduardo, tudo isso é verdade e deve ser levado em conta. Principalmente o churrasco né? :)

Obrigado pela dica!

Abraço,

Gean

12 Alessandro September 28, 2004 at 10:54 pm

Oi Gean,
Realmente e uma decisao que deve ser muito bem analisada. O negocio e manter a calma, nao ter pressa e fazer com a certeza de que esta fazendo a coisa certa. E um investimento muito grande e ninguem quer ficar com um mico na mao depois, nao e mesmo? Apesar de, como voce mesmo disse, ainda ser um sonho, ja vai pesquisando os lugares onde voce gostaria de morar, veja a vizinhanca, escolas (para quando o herdeiro vier), hospitais, comercio e tudo mais. E sempre bom sonhar, pelo menos ja e um passo para que se torne realidade!
Boa sorte e abracos!
Alessandro

===
Oi Alessandro, disse tudo! Quem sabe a gente ja nao ve alguma coisa naquele domingo?
:)

Abraço,

Gean

13 Raimundinho March 14, 2009 at 5:36 pm

Oi Gean!

Engraçado, todo mundo se questiona na hora de comprar um imóvel!
“O preço é alto”, ou então: “e se não for bom?” ou, “e se não me adaptar a esse tipo”, etc!
Eu acho engraçado pq não pensamos assim quando copramos um veículo, que as vezes chega a custar mais que o imóvel que poderiamos comprar, pelo menos aqui no Brasil!
Eu encaro assim: se comprar e não gostar, eu vendo. Como faria com o carro. Outra, eu parto do principio que esta não será minha casa pro resto da minha vida. Mais adiante eu vou mudar prá uma coisa melhor mesmo, portanto pq não experimentar.
A vida é feita de experiencias e essa é apenas mais uma!
Outra coisa, o que pode ser bom prá “fulano” pode não ser prá “sicrano”, portando só eu me posso dizer o que é bom prá mim.
Enquanto vc pensa, o tempo passa! O tempo não pára!
Faça logo o que vc acha certo, agora, já! Se não der certo, vc vende, repassa a hipoteca, afinal comprar um imóvel não é a morte, prá essa sim, é que não tem jeito, o resto, são experiências, são emoções!

Um grande abraço,
Raimundinho

14 Gean Oliveira March 17, 2009 at 12:32 pm

Obrigado Raimundinho. Eu penso como você, mas só precisamos fazer os cálculos, pois casas custando em média $300 mil dólares estão sempre disponíveis. O negócio, como falei, é avaliar bem antes de tomar qualquer decisão.

Leave a Comment


Obrigado por sua confiança, apoio e carinho!
| Onde estudar em Toronto | Estudar em Toronto | Imigrar para o Canadá | Trabalhar no Canadá | Estudar no Canadá | Emprego no Canadá | Brasileiros em Toronto |
Os artigos publicados neste Blog são opinião do seu autor e são frutos de sua experiência vivida no Canadá desde 2003. Se você deseja estudar no Canadá, Trabalhar no Canadá, Imigrar para o Canadá ou Visitar o Canadá, utilize os posts como sua referência além de obter informações oficiais através do Governo Canadense, no site http://www.cic.gc.ca