Falta de medicos em Ontario

by Gean Oliveira on February 28, 2007

Essa semana saiu uma reportagem do OMA sobre a falta de medicos na provincia de Ontario.


De acordo com a nota, estima-se que cerca de 2500 medicos/especialistas vao aposentar-se nos proximos anos. Dessa feita, a falta de profissionais afeta diretamenta a procura de pacientes por um medico de familia. O que me atraiu na nota foram as sugestoes apresentadas:

The OMA has put forth a number of specific solutions including:

  • Developing and implementing a retention program aimed at retaining physicians currently practicing in Ontario.
  • Developing and implementing a spectrum of incentives aimed at attracting and retaining new medical graduates, including the deferral of student loan interest payments until after completion of residency.
  • Developing a new repatriation program aimed at recruiting Canadian-trained physicians practicing in the United States back to Ontario.

Aqui a nota na integra.

Em nenhum momento na nota foi citada a possibilidade de aceitar/auxiliar/incentivar medicos de outras nacionalidades para exercer sua profissao de medico no Canada. Qual o nome que se da para isso, alguem me ajuda?


Você gostou deste artigo? Aproveite e faça seu cadastro para não perder as novidades através de seu E-mail ou RSS Reader!

{ 1 trackback }

Eric S Brown Garage
September 3, 2011 at 12:31 pm

{ 22 comments… read them below or add one }

1 Fagner Santos February 28, 2007 at 4:21 pm

Gean,

Eu acho que essa é só uma parte da lista de soluções.
Acho que o governo deveria dar maiores condições das pessoas validarem o seu diploma. Não sei se existe isso, mas uma ajuda substancial com o custo das aulas que deverão fazer e tudo o mais! Sinto que há um incentivo grande fora do Canadá à imigração, mas as pessoas que têm profissão regulamentada que chegam por aí, têm que gastar muito para validar o diploma, aluguel, comida, e assim, acabam correndo atrás de um emprego fora da área e depois desistindo de tentar validar o diploma!
Se isso não faz parte de uma solução para a falta de profissionais, eles estão perdendo muito e como você mesmo disse… isso se chama……..
Abraço

2 Jeanne February 28, 2007 at 6:49 pm

Enquanto lia o seu post pensava: “Que bom, vai ter um monte devagas para médicos brasileiros”, mas fiquei desanimada ao terminar de lê-la.
Que peninha.
:(

3 Meire March 1, 2007 at 2:24 pm

Que triste, setria uma otima oportunidade pra um monte de medicos brasileiros.

4 Gean March 2, 2007 at 4:04 pm

Fagner: Eu concordo que o governo faz uma otima propaganda do lado de fora. Porem, ao chegar aqui, as coisas sao bem diferentes e muita gente nao vem preparada para tal, achando que vai chegar e logo de cara encontrar o emprego dos sonhos. Um dos itens que devem ser avaliados eh o da regulamentacao das profissoes. Sai muito caro para regulamenta-las. Algumas dela, inclusive, nao eh possivel. O que eu tambem concordo, desde que logo de cara seja falado para a pessoa. Dai, mais do que nunca, eh funcao tambem do candidato a imigracao que ele procure saber dos pros/contras antes de vir morar no pais ne?

Jeanne: Eh sim. Existe muita gente boa, qualificada, dirigindo taxi por aqui. Dizem, inclusive, se voce precisar de um medico, basta pegar um taxi. Uma realidade, triste..

Meire: A oportunidade existe sim. Se nao atraves de imigracao, ao menos iniciar fazendo um fellowship, ou algo do tipo, e ai, ja conhecendo o mercado, fica mais facil pois o network ja esta feito.. entende?

5 Alexandra March 23, 2007 at 5:12 am

Gean,

Realmente, as dificuldades colocadas pelos orgaos regulamentadores sao impressionantes. Outro dia, por curiosidade, fui ver o que minha cunhada precisaria fazer se quisesse imigrar ao Canada e exercer sua profissao de dentista. Bom, ela “só” precisaria fazer algumas provas e refazer os dois ultimos anos da faculdade de odontologia. Ok, pensei, tudo bem. Fui ver o curso oferecido pela Universidade de Toronto que era credenciado como um dos que os imigrantes poderia fazer. Antes de entrar no tal dois anos de odontologia o candidato teria que fazer um cursinho preparatorio de 5 meses. Ok, e quanto sai isso tudo? 40.000 dolares pelo curso de 5 meses e 25.000 dolares por ano pelos ultimos dois anos de curso. Uma bagatalea de 85.000 dolares.

Mas parece que ao menos os canadenses nao estao de braços cruzados. O governo de Ontario acaba de anunciar uma comissao de justiça (Fairness comission) para assegurar que os orgaos regulamentadores tratem imigrantes de maneira justa. Veja a reportagem aqui: http://www.thestar.com/article/191414

E o St Michael¬¥s Hospital iniciou um programa pioneiro uns anos atras para facilitar a transiçao de enfermeiras estrangeiras no mercado canadense. Veja aqui: http://www.hireimmigrants.ca/IS/winners2006.htm#influencer
A pagina tambem menciona outras empresas que receberam premios por apoiarem imigrantes e facilitarem sua iserçao no mercado de trabalho.

Eu acho que ao poucos a pressao aumentará para que organismos como ordem dos medicos, dos engenheiros, dentistas, etc facilitem a habilitaçao de profissional estrangeiro.

6 eduardo March 25, 2007 at 2:20 pm

sou estudante de medicina em porto alegre, estarei revalidando meu diploma em setembro 2007 atráves do MCCEE..ja estudei medicina nos estados unidos e no canada, e vou me formar em medicina no brasil, sei q o processo de revalidação para médicos estrangeiros eh complicado e caro, mas eu aposto na competencia profissional e que independentemente da nacionalidade, qualquer pessoa pode ser bem sucedida..Eh claro q para os americanos isso eh mais fácil (o reconhecimento) porque as universidades americanas na grande maioria são bastante sérias e primam pela qualidade e excelencia. Há muitos médicos brasileiros nos EUA e Canadá q são bem sucedidos, a estrada eh díficil e ardua, mas acredito que cada indivíduo eh único, e não podemos desistir…

7 Renato Valim de Melo March 28, 2007 at 7:28 am

Estou planejando também minha imigração para o Canada, e minha esposa é dentista, estive pesquisando sobre sua profissão, e existe a possibilidade de trabalhar como hygienist dentist, e não há necessidade de tantos cursos e tão caro para revalidação do diploma, segue alguns links sobre o assunto :
http://www.cdha.ca/
http://www.ifdh.org/workabroad/canada.shtml
esse é bom: http://www.ndhcb.ca/en/exam1.php?menu=ee
Se alguém tiver mais informações sobre essa certificação, por favor me informe pelo email renatovalim@uol.com.br,
Grato.

8 Gean April 1, 2007 at 12:12 am

Alexandra, Eduardo e Renato: Muito obrigado pelas dicas e informações assim que facilitam o processo de quem pretende vir né? Obrigado pela ajuda.

9 Andrea April 8, 2007 at 4:28 pm

Tb sou dentista e estou morando aqui ha um mes.
eu tb tenho intencao de trabalhar aqui na area e estive investigando.
Escrevi para o orgao responsavel (NDHCB) para saber se poderia fazer o National Dental Hygiene Certification Examination, e nao prcisarfazer qualquer curso para me tornar hygienist. Bom a resposta que me deram foi a que se segue:

The National Dental Hygiene Certification Board ( NDHCB ) acknowledges your inquiry in regards to dental hygiene registration/licensure requirements and eligibility to write the National Dental Hygiene Certification Examination (NDHCE).

Dental Hygiene registration/licensure requirements are unique to each provincial and territorial dental hygiene regulatory authority, it is necessary to contact them directly for information about the registration or licensure requirements in their jurisdiction. A list of dental hygiene regulatory authorities is available on our web site at http://www.ndhcb.ca/en/programs.php

In regards to eligibility to write the NDHCE, the NDHCB policy states that:

“An applicant who is a graduate of a dental hygiene program that was not accredited by the Commission on Dental Accreditation in Canada ( CDAC ), or the American Dental Association Commission on Dental Accreditation (ADA/CODA) on the date of the applicant‚Äôs graduation, may apply to write the NDHCE following verification of eligibility by the NDHCB Application Committee.”

Graduates from non-accredited dental hygiene programs must satisfy both of the following criteria in order to be eligible to apply for the NDHCB evaluation process:

1. Proof of registration/licensure with a dental hygiene regulatory authority OR a letter of eligibility for dental hygiene registration/licensure in the country (jurisdiction) where the dental hygiene education was completed; and

2. Proof of successful co m pletion of two full-ti m e acade m ic years ( m ini m u m 16 m onths) of for m al DENTAL HYGIENE education at a progra m that m ust be established as a separate school, faculty, division or depart m ent recognized by the appropriate govern m ent agency in the country where the progra m is established at a post secondary institution which is also recognized by the appropriate govern m ent agency

Based on the infor m ation you have provided, as a graduate of dentistry, you are not eligible for this evaluation process and therefore, are not eligible to write the NDHCE. Please note that the NDHCB conducts for m al evaluations of educational credentials of graduates of non-accredited dental hygiene progra m s who m eet the criteria listed above. As a graduate of dentistry, should you wish to practice dentistry in Canada , please contact the National Dental Exa m ining Board of Canada at http://www.ndeb.ca

In order to be eligible to write the NDHCE without further evaluation, you must become a graduate of a dental hygiene program accredited by the Commission on Dental Accreditation of Canada ( CDAC ) or the American Dental Association Commission on Dental Accreditation (ADA/CODA). If you wish to obtain such a credential, we suggest that you contact an accredited dental hygiene program in Canada or the United States for application to its program. A list of dental hygiene programs is available on the web sites of the CDAC at http://www.cda-adc.ca and the ADA/CODA at http://www.ada.org

Please also note that NDHCB does not conduct informal professional qualification evaluations in Dental Hygiene for immigration purposes. For more information regarding immigration requirements, please contact the nearest Canadian embassy or consulate.

Sincerely,

Donna Awrey,

Administrative Assistant

Confesso que fiquei bem frustada..

Mas como dentistas brasileiros aqui, a unica coisa que a gente consegue sem fazer nenhum curso eh ser dental assistant level II. Ainda que pra isso seja necessario fazer algumas provas e custa um pouco caro, mas nao eh dificil.

Mas trabalhar como assistente pode ser uma boa forma de conhecer o metodo de trabalho deles, as terminologias, os materiais, o mercado e depois partir pro reconhecimento do diploma. E eh isso que pretendo fazer.

Se vc tiver mais alguma informacao, por favor, me informe tb.. Posso ter entendido errado e estar perdendo algumas oportunidades!!

Abracos e boa sorte no processo de vcs!!

Estamos amando o Canada!!!

Andrea

10 marcos a.o. May 18, 2007 at 3:48 pm

estou indo para o canada dia 23 de maio para fazer o reconhecimento do pais. vou conhecer as capitais, ver como funciona a validaçaõ de medicos brasileiros.
sei que tem que fazer o mccee, mas algumas provincias as outras provas podem ser feitas depois eu acho.
abraços.

11 Gean May 31, 2007 at 1:22 pm

Andrea e Marcos – obrigado pela colaboração. Marcos, seria interessante se depois você pudesse colocar aqui tuas impressões, e dessa feita ajudaria a todos interessados no mesmo assunto.

12 Keila July 7, 2008 at 5:02 pm

Boa noite! Eu gostaria de saber se tem alguma notícia recente sobre a validacäo do diploma de médico aí no Canadá.Eu e meu esposo vamos imigrar e escolhemos este país,muito embora tenha ficado um pouco desanimada ao saber das restricöes à médicos de outras nacionalidades. Aguardo notícias , Keila Nobre.Grata!

13 Gean Oliveira July 18, 2008 at 11:03 am

Keila, depende da província que você deseja morar. Aqui em Toronto (província de Ontario) eu sugiro que você visite o site Health Force Ontario para mais informações sobre o exercício da profissão.

14 Keila July 18, 2008 at 2:35 pm

Boa tarde! Gean, obrigda pela dica , vou pedir para meu esposo dá uma olhada no site q vc indicou.Escolhemos Toronto mesmo, vamos v se Toronto tbm nos escolhe.Abraco , Keila Nobre

15 Carlo September 10, 2008 at 10:25 am

Sou especialista na área de cirurgia do trauma e atendimento pré hospitalar. tenho interesse de imigração para o canada. Minha esposa é educadora física e fisioterapeuta. Desconhecemos o país, porem temos boas informações sobre trabalhar nestas áreas. SE POSSÍVEL, ALGUM COLEGA QUE JÁ MORE NESTE PAÍS PUDER INFORMAR-NOS SOBRE A REAL “REALIDADE ” PROFISSIONAL, PRINCIPALMENTE NOS GRANDES CENTROS, FICAREI MUITO GRATO.

16 Paulo September 5, 2009 at 11:39 pm

Olá! Tamb~em sou um apaixonado pelo Canadá. Estive aí esse ano, em Toronto, para estudar inglês, e voltei ao Brasil com um enorme desejo de imigrar. Estudo medicina em uma universidade federal aqui do Brasil e já me formo no fim do próximo ano. Gostaria de saber quem procurar e como fazer para validar o currículo, pois gostaria de me formar e jah imigrar. Como faço? O que faço?
Deus abençoe todos!

17 Gean Oliveira September 6, 2009 at 9:40 pm

Carlo: É difícil, mais ainda devido aos exames da classe que você precisa passar – um processo caro, demorado e também vai requerer de ti muito estudo e dedicação.

Paulo: O primeiro passo é verificar se você pode imigrar. Checa em http://www.cic.gc.ca e veja os pré-requisitos. Depois precisa validar seu diploma, mas aí depende da província que você pretende morar no Canadá.

18 Rodrigo June 10, 2010 at 2:23 pm

Oi Gean! Estou no fim da graduação em medicina e cheio de dúvidas a cerca de que área de atuação escolher. Acho que vou fazer residência aqui no Brasil mesmo. Gostaria de saber sua opinião pois considero muito fortemente a possibilidade de morar no Canadá. Entre clínica médica (pensando fazer cardiologia, posteriormente) e anestesiologia qual das duas você acha que eu teria menor dificuldade em conseguir emprego no Canadá? Obrigado. Rodrigo

19 wagson July 26, 2010 at 6:59 pm

eu minha esposa somos medicos em sao paulo,recem chegamos de toronto e ja estamos com as bagagens para voltar….ja estamos com diploma medico reconhecido…tudo durou 6 meses e mais ou menos 11 mil dolares

20 andreas July 29, 2010 at 6:01 pm

olá wagson
como tu fizeste para reconhecer teu diploma médico brasileiro no canadá? pois tenho feito muita pesquisa sobre esse assunto e em todos os sites que procurei todos disseram a mesma coisa de que era praticamente impossivel legalizar o curso lá além das provas para se regulamentar serem muito difíceis e com altos níveis de reprovação dos candidatos. tu saberia me explicar como funciona a licença médica restritiva lá?
agradeceria se me tirasse essas dúvidas
valeu

21 felipe August 6, 2010 at 6:26 pm

Passar nas provas e obter a licenca medica canadense eh o menos dificil para quem esta acostumado com provas (3 provas, 2 toricas e 1 pratica). Basta procurar no canadian medical council informacoes para IMGs.

O dificil mesmo eh que ainda depois de aprovado vc nao esta habilitado a exercer a medicina. Vc precisa fazer um treinamento por no minimo 24 meses em alguma especialidade ou entao passar em prova para residente (o que eh praticamente impossivel devido a falta da vagas/poucas faculdades).

Ou seja, voce tem a licenca e nao pode exercer, ja que nao tem residencia. Com isso o governo arrecada milhares de dolares todos os anos com pessoas que pagam pra fazer as provas iniciais, obtem a licenca, mas nao podem exercer por falta de “experiencia” (residencia/training).

A melhor opcao eh os EUA ou Australia, Canada eh muito dificil para medicos.

Um governo que dificulta as coisas dessa forma eh pq nao tem interesse em receber imigrantes…

Abracos

22 Renata January 29, 2011 at 1:34 pm

Gostaria de saber como faço para validar meu diploma de dentista….Tenho 1 namorado canadense e temos planos de casar ainda este ano, gostaria de saber como faço?

Leave a Comment


Obrigado por sua confiança, apoio e carinho!
| Onde estudar em Toronto | Estudar em Toronto | Imigrar para o Canadá | Trabalhar no Canadá | Estudar no Canadá | Emprego no Canadá | Brasileiros em Toronto |
Os artigos publicados neste Blog são opinião do seu autor e são frutos de sua experiência vivida no Canadá desde 2003. Se você deseja estudar no Canadá, Trabalhar no Canadá, Imigrar para o Canadá ou Visitar o Canadá, utilize os posts como sua referência além de obter informações oficiais através do Governo Canadense, no site http://www.cic.gc.ca