Onde investir e como investir?

by Gean Oliveira on May 7, 2007

Ultimamente este é um dos assuntos que me interessa. Depois de 4 anos vivendo aqui e de certa establidade é hora de saber o que fazer com o seu dinheiro.


Não que eu tenha sobrando… infelizmente (ou felizmente?) não é o caso. O que me deixa pensativo é o que fazer com as suas economias para o futuro. Talvez possa parecer que seja muito cedo para investimentos, mas eu particularmente acho que já passou da hora.

Mas ao mesmo tempo que penso em investimento não sei ao certo onde investir nosso patrimônio. Se investimos aqui no Canadá ou no Brasil. Sim, no Brasil. Como nada aqui é para sempre, também pensamos na possibilidade de voltar um dia para nossa terra. E por que não fazer como muitos aposentados fazem aqui né? Passam o frio e demorado inverno canadense na Califórnia e voltam para passar o verão no Canadá!

É uma ótima pedida e para tal precisamos de preparo. Mas o nosso caso é um pouco diferente exatamente pelo fato querer possuir investimentos no Brasil. Lá, a única noção de investimento era em caderneta de poupança – o que com certeza não rendia praticamente nada.

Agora a realidade é outra e queria investir na bolsa de valores, em uma franquia ou algo parecido. Mas como todo investidor, é preciso aprender as leis que regem tais investimentos né? Então, que tal conversarmos um pouco sobre o assunto aqui e saber de vocês o que pensam sobre o mesmo? Vamos lá? O espaço é nosso.


Você gostou deste artigo? Aproveite e faça seu cadastro para não perder as novidades através de seu E-mail ou RSS Reader!

{ 29 comments… read them below or add one }

1 Ed May 7, 2007 at 3:39 pm

Xi…
Vou ficar só no “oi, como vai” porque não sei nada de investimentos em bolsa de valores.
Sei lá, colocando um pouco de humor no comentário, ouvi um amigo dizer que o que realmente dá dinheiro é abrir uma igreja ou um puteiro, ops, casa de tolerãncia (risos).
Brincadeira…
Abraço Gean,

2 Marcel May 7, 2007 at 5:29 pm

Gean,

O mercado de capitais é muito tenso, nervoso, risco puro, pode-se ganhar muito dinheiro ou perder quase todo.

Atualmente a Bovespa tem tido excelentes resultados e bateu na semana passada, a marca de 50000 pontos e tem sido a melhor aplicação dos últimos períodos.

Para que você possa aprender alguma coisa sobre a operação em bolsa, a Bovespa dispobiliza um link, que tem tudo para você aprender e começar a atuar no mercado.

Boa sorte e espero que lhe ajude.

Marcel

3 jung May 7, 2007 at 6:01 pm

Ola Gean.
O q o Marcel (acima) diz, concordo plenamente, e tb vai depender qual é o seu objetivo… acredito q seja de longo prazo, e tb como vc vai querer investir… num fundo de açoes ou vc aplicando diretamente via home broker… e tenho visto nos bancos de canada, tb tem fundo de açoes…. só que um pouco diferente do Brasil… tipo fica 3 ou 5 anos sem poder “sacar”, e por outro lado o valor principal nunca é perdido ( se eu entendi direito…..) qq coisa mande e-mail ou via msn…vc tem o meu…
abraços
Jung

4 mirian May 8, 2007 at 5:26 am

Ola Gean,

No Orkut, existem várias comunidades que tratam do assunto, algumas muito boas indicando vários sites para você se especializar. Segundo o comentário dos grupos, antes de você investir com segurança, é necessário um estudo profundo sobre o assunto , inclusive existem sites onde você pode praticar simulações de investimento e verificar os resultados. Comunidades: Mercado de Ações/Opções ; Ações, dicas boatos, etc. ; procure outras também. É interessante acompanhar estas comunidades porque discutem a bolsa diariamente com dicas de ações também.

Abraços.

5 Dona Minhoca May 8, 2007 at 7:02 am

A minha mãe trabalha com essa coisa de investimento, ações, lucros… Pra mim investir no futuro é economizar energia, reciclar o lixo e colocar dinheiro no porquinho. Sorry. :)

6 Marcelo May 8, 2007 at 8:00 am

Oi, Gean!

Todos temos objetivos na vida. Sem planejamento financeiro, não conseguimos alcançá-los, por mais simples que seja. Segue alguns links que talvez possa te ajudar a como alocar seus investimentos no Canadá.
http://www.franklintempleton.ca
http://www.fidelity.ca
http://www.ingdirect.ca
http://www.rosseau-asset.com
http://www.sprott.com
http://www.gbc.ca
http://www.3-wheeler.com

Esses são apenas alguns do Canadá que eu compilei. Se quiser, posso te mandar uns Asset Managements do Brasil também.
Abraços!

7 Diniz May 8, 2007 at 8:59 am

Gean,

A bolsa é um bom investimento sempre, o unico ponto é o tempo que voce quer dispor pra acompanhar o mercado, pode ser estressante (Daytrader) ou longo prazo (compra ação da Vale, Petrobras, etc.. e esquece lá). Qualquer uma das opções voce deve ter em mente que vale a pena fazer algum curso sobre o assunto.

Um outro investimento que ai (leia-se Canada e EUA), pelo que leio, vale a pena é investir no mercado imobiliario, ou seja comprar para alugar. Mas este não sei como funciona.

Não sei se voce gosta disto mas leia o livro “Pai Rico, Pai Pobre”, vale a pena. O cara esta rico aplicando no Mercado Imobiliario (e vendendo livros).

Diniz

8 FELIPE May 8, 2007 at 11:02 am

Não conheço muito sobre o assunto, mas andei dando uma pesquisada há uns meses atrás. Aparentemente, empresas como Petrobrás são uma maravilha para fazer dinheiro aqui no Brasil, acho difícil que no Canadá vc tenha uma rentabilidade parecida (afinal as taxas de juros do Canadá não são iguais às nossas).

Minha dúvida maior seria com relação a tributação, se vc tiver q pagar imposto pelos rendimentos no Brasil E NO CANAD√Å pode não valer a pena…

[]‘s,
Felipe.

9 Gean May 8, 2007 at 11:29 am

Ed: Até que não é uma má idéia, a julgar pelos rendimentos alcançados né?

Marcel: Obrigado pelo link. Certa vez tinha assistido a uma reportagem da Bolsa, onde eles davam um link para que as pessoas físicas pudessem aprender a investir. Eu não anotei o link, mas creio que seja este por ti apresentado.

Jung: Sim, e tenho em mente aplicar mas não seria um investidor? que gosta de fortes emoções. Seria, no caso, investir, esquecer do investimento e no futuro ganhar alguma coisa :)

Mirian: Obrigado pela dica. Vou entrar no Orkut e dar uma olhada nas comunidades por você citadas!

Dona Minhoca: Eu concordo contigo. Aliás, um bom investimento seria no ligado às empresas de reciclagem e energias alternativas!

Marcelo: Boa dica os links por ti citados. Deles, eu já conhecia o ING Direct. Obrigado! Poderia, se possível, dar uma dica com os do Brasil?

Diniz: Esse do mercado imobiliário é o nosso investimento aqui no Canadá. Aliás, vi esses dias uma reportagem que o preço das casas em Toronto duplicará de valor até 2026. A nossa já está valorizada em mais de 10% em menos de dois anos.

Felipe: Tens razão, porém se você ao sair do Brasil fez a declaração de saída definitiva, ao voltar ao mesmo não pagará impostos. Porém, em se saindo do pais, não sei se eu poderia investir ao mesmo tempo. Sua pergunta é bem interessante.. Eu não sei a resposta. Taí uma boa dúvida.

10 Cecilia May 8, 2007 at 1:02 pm

Gean,

Na semana passada fui até a receita federal para obter informações justamete sobre a possibilidade de manter conta e investimento em banco no Brasil quando fazemos a declaração de saída definitiva e a resposta do fiscal foi a de que podemos sim manter conta em banco, mas devemos informar à instituição financeira sobre nossa situaçã de não residente no país, pois a tributação dos investimentos é diferenciada. Portanto, acredito seja possível aplicar-se em bolsa de valores, com uma tributação diferenciada e, como vc disse acima, não há bi tributação em razão de acordo feito entre Brasil e Canadá. Assim, se vc pagar imposto no Canadá sobre determinado rendimento, não vai pagar no Brasil, mas se ao retornar ao Brasil, você auferir rendimentos com aplicações feitas aqui na terrinha, vai sim paghar impostos.

Dê uma pesquisada também em Careiras mistas de investimentos, que mesclam aplicações em bolsas e fundos convencionais, com rendimentos médios, mas com risco moderado.

Gostei muito do assunto e vou anotar as dicas dadas pelos seus leitores.

boa sorte e abraços!

11 Andre May 8, 2007 at 1:11 pm

Olá, Gean.

Pela minha experiência, investir no Brasil neste momento é o melhor caminho. E para começar, sugiro o livro “Investimentos – Como Administrar Melhor o Seu Dinheiro” do Mauro Halfeld. Quanto a bolsa de valores, se quiser sentir um gostinho de como funciona sugiro q inicie por um fundo de ações. Lembre-se sempre q quando falamos de ações falamos de renda variável (pode ser positiva ou negativa) mas para o longo prazo vale a pena.
Se quiser saber mais é só chamar, ok?

12 Alessandra May 8, 2007 at 3:51 pm

Oi Gean!
Como esta’ lindo o seu blog. Parabens!
Eu tb me interesso por esse assunto.
Bom… na minha opiniao, e veja bem, isso nao ‘e um conselho profissional ;-) a nossa melhor opcao (por conta do dinheiro a ser investido) sao os mutual funds, e nao a compra individual de acoes. Falo isso, pelo quesito seguranca e risco menor. Te deram uma lista legal, eu gosto do Fidelity.
Beijos,
Alessandra

13 Chico May 8, 2007 at 7:52 pm

Me impressiona que os brasileiros no Canadá ainda não tenham um fundo investindo em ações no Brasil…

Será que vou ter que ir me mudar pra Ottawa para organizar isso? ;^)

Existem ótimas opções tanto aí quanto aqui… Isso é algo que precisa de muita pesquisa e certeza do que quer fazer com o dinheiro.

Se puder dar dicas, então…

1: Pesquise um bocado sobre o assunto.
2: Não ponha seu dinheiro em um só investimento. Diversifique…
3: Tenha disciplina e aposte no longo prazo…
4: Pesquise mais um pouquinho… Que tal começar pelo site da Bovespa?

14 Andre Velloso May 8, 2007 at 8:53 pm

Gean,

Eu nunca deixaria dinheiro no Brasil se seu objetivo é pensar no futuro. O Brazil é o pais da especulacao a curto prazo. Da grandes rentabilidade, mas o risco é alto.

O Brazil para mim é a Sodoma e Gomorra do presente. Acho que a gente nao deve olhar para tras. Quem teve a sorte de sair de la, nao deve olhar para tras. Sou ateu antes que alguem me leve a mal pelo comentario.

No dia que voce voltar, se voltar, vai ver que muita coisa mudou. O tempo muda as coisas totalmente e você vai voltar com a visao de quem provou um pouco da civilizacao.

O futuro do Brazil é nefasto. As diferencas sociais estao num patamar onde ninguem mais da jeito. O cancer ja esta em fase de metastase. E a coisa ta piorando a cada dia para a classe media (a gente se estivessimos la).

O Canada tem seus problemas, mas a populacao daqui ainda é 5 vezes menor que a do Brazil. Aqui a gente ainda paga imposto sabendo para onde vai.

No Brazil eu pagava mais ou menos a mesma % e ainda tinha que pagar seguro de saude e outras coisas por fora.

Hoje vim do trabalho para casa com as duas janelas da frente do carro abertas e as portas destrancadas. Paro no sinal e nao fico mais olhando para ver se tem alguem vindo para me assaltar. Ando na rua com minha camera fotografica no pescoco sem ter medo de me roubarem. Quando saio com o notebook nao tenho medo que me roubem ele. Saiu do caixa eletronico depois de tirar dinheiro contando o dinheiro e nao olhando para os lados para ver se alguem vai me roubar. Se vem alguem falar comigo na rua, eu sei que nao é nenhum malandro e nao tenho medo de ajudar e dar informacoes.

O sistema de saude aqui pode nao ser perfeito, mas é igual para todos. Quem defende que ele seja privatizado esta defendendo que no futuro ele vire um SUS da vida onde quem nao paga, morre.

Depois de viver assim, acho que ninguem vai se readaptar no Brazil.

A sucessao do FDP do Lula, vai ainda decepcionar ainda mais quem ainda pensa que o Brazil tem solucao. Isto porque falta pouco para os salafrarios dos evangelicos tomarem o poder por la. Collor e Lula vao passar como santos em comparacao ao que tem por vir.

Quanto a investimentos, aqui, se voce procurar, é possivel ter rendimentos de 15 a 20% ao ano em dolar canadense. Desde que seu perfil de investidor nao seja muito conservador e voce esteja pensando em longo prazo sem ter medo de ser feliz. Se quiser te dou exemplos.

Abraços,

Andre

PS: desculpa o tom de revolta, mas minha convicao no que falo é genuina.

15 Vanisse May 8, 2007 at 10:12 pm

Oie Gean, uma boa alternativa seria aplicar nas Acoes da Canadian Tire, nos como funcionarios podemos comprar ate 10% do nosso salario e como cada vez o preco sobe mais, acho uma boa opcao. Depois de 10 anos parece que a empresa coloca mais 50% em cima do que voce tiver investido. De uma checada…Eu invisto la. Beijos,

16 Marcelo May 9, 2007 at 8:19 am

Oi, Gean!

Sou eu de novo!
Segue alguns links do Brasil:
http://www.arxcapital.com.br/
http://www.bbmassets.com.br/
http://www.gapasset.com.br/
http://www.griffo.com.br/
http://www.nestinvestimentos.com.br/
http://www.opportunity.com.br/
http://www.gerafuturo.com.br/
http://www.tarponinvest.com.br/
http://www.famainvestimentos.com.br/
http://www.fidesasset.com.br/
http://www.mauainvest.com.br/

ATENÇÃO AOS NAVEGANTES:
Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosamente do prospecto e o regulamento dos fundos ao aplicar seus recursos. Rentabilidade passada não é garantia de resultados futuros.
Alguns fundos são extremamente agressivos e podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas, podendo inclusive acarretar perdas superiores ao capital aplicado e a conseq√ºente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo.

É aquilo: “Quem não arrisca, não petisca.”
Abraços!

17 Jeanne May 9, 2007 at 10:38 am

Gean,

Esta tb é uma dúvida nossa. O Pedro tinha um consórcio de apto e foi sorteado. Pegamos o dinheiro agora em abril. Parte será para pagar despesas no Canadá enqto não encontrarmos emprego mas não sabemos o que fazer com o resto, se investimos aqui no Brasil ou no Canadá.
Meu cunhado é gerente no Banco do Brasil e sugeriu que investíssemos em CDB por aqui, mas eu nem sei o que é isso!
Bjs

18 Felipe May 9, 2007 at 2:20 pm

Gean, na verdade eu me referi à bitributação no caso de alguém investir no Brasil ESTANDO NO CANAD√Å e não ao voltar para o Brasil – acho q se vc mantém uma conta no Brasil mesmo morando no exterior nada te impede de aplicar esse dinheiro na Bolsa. Agora, esse dinheiro provavelmente já é tributado antes mesmo de cair os rendimentos na sua conta…aí se vc transfere essa grana para sua conta no Canadá, vc provavelmente teria q declará-la qdo for fazer a sua declaração de imposto daí, consequentemente pagando imposto 2 vezes sobre o mesmo rendimento.

Eu ouvi falar de alguma coisa sobre um tal acordo entre o Brasil e o Canadá para “evitar bitributação”, mas não estou por dentro do assunto e sequer sei se aplicaria a esse caso.

19 Marcelo May 10, 2007 at 8:50 am

Em relação ao comentário do Felipe acima, existe mesmo esse acordo de não bi-tributação dos rendimentos entre Brasil e Canadá.
Se você morou no Brasil e deixou aplicações quando fez a saída definitiva, a tributação muda para não-residentes (desde que avisado o banco). E quando você resgata, é retido na fonte o IR e você é livre para levar para o Canadá sem pagar imposto lá. Se você já mora no Canadá, pode aplicar seu salário canadense (after Income Tax) no Brasil sem problemas também.
Acontece que alguns advogados tributaristas entendem que se você mora no Canadá e aplica no Brasil, paga-se o IR (ex:15%) no Brasil no momento do resgate e complementa-se o restante (ex:45%(IR Canadense)-15%(IR do Brasil)). Afinal, sua residência fiscal é o Canadá.
Então esse assunto é meio controverso. Cada um interpreta da forma que entende, sendo que a forma correta, ninguém sabe afirmar com certeza.
My two cents.

20 Dalva e Joao May 10, 2007 at 10:54 am

Gean, de açoes eu nao entendo nada. Nós compramos imóveis e colocamos pra alugar. com contrato bem descritivo, com todo o cuidado. Açoes a gente nunca aplicou. normalmente esse assunto é muito interessante e estressante. Pensamos como vc, na aposentadoria fugir do frio. abrços

21 Gean May 10, 2007 at 4:18 pm

Cecília: Obrigado pelas dicas e como vocês estarão vindo em breve vou te pedir um favor. Falar para nós como funciona a saída definitiva do Brasil. Você chegou a verificar, ou está verificando isso?

Andre: Obrigado e eu vou te chamar no Skype para uma conversinha sim :)

Alessandra: Da lista eu só conhecia o ING, mas creio que tanto aqui quanto aí nos Estados Unidos não tenha muita diferença, certo?

Chico: Essa de não por todos os ovos na mesma cesta foi uma dica que um professor que tive aí na UNICE sempre me falava! E quanto às pesquisas, estou fazendo sim :)

André: Eu entendo teu ponto de vista e concordo em parte contigo. Porém, acho que nunca teremos nada perfeito. Nem no Canadá, nem no Brasil. Creio que um mix dos dois países seja talvez a minha (ou nossa salvação) para um futuro que de certa foram não está tão longe. Eu sou de Fortaleza e o fato de morar lá é diferente de um outro grande centro como o Rio ou São Paulo, e existem sim, ainda, várias coisas boas no nosso país.

Vanisse: Eu concordo contigo, porém a compra de ações só está disponível para quem tem um emprego full-time, o que ainda não é meu caso. Mas todas as pessoas que eu conheço aqui também investem.. E tem retorno! :)

Marcelo: Obrigado e valeu a dica: antes de tudo, a pesquisa é fundamental e necessária para quem pretende investir.

Jeanne: CDB é um tipo de investimento. É tudo que sei :) Mas lendo uma reportagem na página da BOVESPA mostrou (ao menos para este ano) que quem investe em CDB terá um rendimento, porém menor que outros investimentos. Mas ao mesmo tempo, talvez seja o mais seguro né? É a regra do toma lá, dá cá!

Marcelo: Obrigado por mais essa dica. Eu pelo visto ainda tenho muito o que aprender :)

Dalva e João: Com certeza o setor imobiliário também é uma ótima opção. Ao menos em Fortaleza o setor está crescendo, e a procura também devido a quantidade de estrangeiros investindo. Mas o difícil é você escolher um imóvel ainda estando aqui né? Por mais que tenha a família, sempre tem um feeling pessoal nisso tudo – o que de certa forma inviabiliza!

22 Ernani May 11, 2007 at 11:31 pm

Interessante você tocar neste assunto, pois acabei de ler um livro chamado “Casais inteligentes enriquecem juntos”, que trata sobre o tema, levando em conta principalmente o planejamento financeiro para o longo prazo. Leitura recomendada!

23 Mirella May 14, 2007 at 12:07 am

Nós também estamos investindo (devagar e sempre)… mas decidimos que manteremos nosso patrimonio ($$) aqui e não no Brasil, infelizmente a idolatrada patria amada não é estavel… e o Canada oferece isso.
Estamos investindo em mutual founds… e até que esta indo bem…
Beijos

24 Gean May 15, 2007 at 9:44 pm

Ernani: Obrigado pela dica, vou dar uma procurada no livro pela internet.

Mirella: Nós temos um pouquinho de investimento em mutual funds. Só que eu imagino que o bom mesmo está nas bolsas de valores – mas aí o negócio é ter coração para aguentar né?

25 Rafael Cordoba September 24, 2007 at 1:26 pm

Eu moro no Brasil e tenho um investimento em um fundo de ações no banco do brasil. Este fundo de ações acompanha o indice de rentabilidade da Ibovespa.

Ou seja, eu não preciso ficar comprando e vendendo ações, os administradores do fundo fazem isso. Claro que o rendimento é menor que comprar diretamente ações, mas digamos que a longo prazo vale muito a pena, chega a render 30% a 40% no prazo de 1 ano.

Eu tenho uma dúvida, como fazer pra mandar dinheiro do Canada para o Brasil? É muito alta as taxas? Tem limite?

26 Gean Oliveira September 28, 2007 at 9:56 am

Rafael, existem empresas que fazem este envio para você. Aqui em Toronto, quando preciso enviar algum valor, utilizo os serviços da Brasil Remittance. Pago $10 dólares/envio. O dinheiro normalmente está na conta após 48h, no banco por você especificado.

27 Vania January 10, 2008 at 8:35 pm

Eu dei uma lidinha em todos os comentarios, achei uns muito interessantes, pois eu e o meu esposo moramos em Masachusetts, USA.. e nao temos ideia aonde investir tb…aqui ou no Brasil, pois ainda nao sabemos se queremos voltar para la um dia. Aqui a situacao esta cada vez mais criticas para os imigrantes ilegais ( nosso caso ) e estamos pensando em juntar uma graninha e seguir para o Canada, ou Europa.. alguem pode nos da umas dicas? Obrigada.

28 Gean Oliveira January 19, 2008 at 12:31 pm

Vania, caso voce queira vir morar aqui você precisará do visto para entrar no país. Morando nos EUA imagino que tenha um consulado canadense ai. O negócio é efetuar o pedido do visto junto a eles.

29 Ricardo April 15, 2008 at 3:10 pm

Como eu faço para poder negociar ações das empresas que operam na TSX?

Leave a Comment


Obrigado por sua confiança, apoio e carinho!
| Onde estudar em Toronto | Estudar em Toronto | Imigrar para o Canadá | Trabalhar no Canadá | Estudar no Canadá | Emprego no Canadá | Brasileiros em Toronto |
Os artigos publicados neste Blog são opinião do seu autor e são frutos de sua experiência vivida no Canadá desde 2003. Se você deseja estudar no Canadá, Trabalhar no Canadá, Imigrar para o Canadá ou Visitar o Canadá, utilize os posts como sua referência além de obter informações oficiais através do Governo Canadense, no site http://www.cic.gc.ca